Desistir ao primeiro obstáculo!
É com alguma pena minha, embora possam dizer que eu não tenho nada a ver como isso, que eu vejo atletas a abandonarem a prática do Basquetebol pelas mais variadíssimas razões: porque os Pais não os podem levar a todos os treinos, porque ao fim de semana não podem levar os filhos aos jogos, porque o atleta acha que não sabe jogar, porque o atleta tirou más notas na escola, porque o atleta está de castigo, porque o atleta acha que joga pouco, etc. Todas elas têm razão de ser, e são perfeitamente válidas, embora eu não concorde com a maior parte delas, e daí a razão desta crónica.
No desporto, tal como na vida, não podemos desistir ao primeiro obstáculo, a primeira adversidade, a primeira desilusão, a primeira contrariedade, a primeira falta de solidariedade, a primeira falta de companheirismo, etc. Ao ultrapassar-mos, uma, duas, três, quatro, cinco, seis ….vezes, todas estas montanhas que são colocados no nosso caminho, não só nos tornamos melhores pessoas, mas também, muito melhores atletas. O basquetebol é um dos desportos, em que o talento não é a característica principal para a sua prática, mas sim o trabalho, como dizia John Wooden ”BASKETEBAL É 90%TRABALHO E 10%TALENTO”, por isso quando um jogador acha que joga mal, que joga pouco, etc., em vez de se lamentar, deve trabalhar mais, deve empenhar-se mais, deve esforçar-se mais, nos jogos mas acima de tudo nos treinos.
Tudo isto também se aplica aos estudos, é muito comum ouvir, não percebo a matéria, o professor não sabe ensinar, isto é muito difícil, claro que não é, também aqui se aplica 90%TRABALHO E 10%INTELIGENCIA, se seguirem esta máxima, acreditem que os resultados pretendidos vão aparecer com facilidade, e tentem sempre, ambicionar o máximo, um 3, já é bom, mas um 4, é bem melhor e porque não um 5, 1 cesto em 10 não é mau, 2 em 10 é melhor, 3 em 10 melhor ainda, 6 em 10 é bom, 8 em 10 é óptimo , 10 em 10 é excelente.
O desporto ajuda-nos a ser bons alunos, mas os estudos, também nos tornam melhores atletas.
O desporto ajuda-nos a ser bons alunos, mas os estudos, também nos tornam melhores atletas.
Sei que a vida hoje não é fácil, não há tempo para nada, o trabalho absorve-nos, as preocupações dão cabo de nós, etc., mas não acredito, que, com um pouco de vontade, não se consiga arranjar um bocadinho de tempo, para acompanhar os nossos filhos no seu crescimento escolar, desportivo e acima de tudo como homens. Se não o fizermos agora, quando é que o vamos fazer?
Claro que é muito mais fácil dar uma PSP, uma NINTENDO, uma PS3, umas Sapatilhas, uma T-shirt, do que ir assistir a um treino, a um jogo, a uma reunião na escola, abdicar de umas horas de sono, de um fim de semana, etc. Lembro que estamos a falar dos nossos filhos, e tal como uma planta pequena precisa de um pau para que o seu crescimento se faça direito e se torne uma árvore, os nossos filhos precisam que nos sejamos o pau que auxilia o seu crescimento.
“DESISTIR É FÁCIL, NÃO DESISTIR É DIFÍCIL, DESISTIR É NÃO VENCER, NÃO DESISTIR É VENCER”
João Fidalgo – Sócio nº362
Sem comentários:
Enviar um comentário